O que foi a política do Café com Leite?

Pergunta

O que foi a política do Café com Leite?

Resposta

A política do café com leite foi um modelo de governo adotado no estado de São Paulo, no Brasil, durante o período conhecido como República Velha (1889-1930).

Ela consistia na alternância do poder entre os dois principais partidos políticos da época, o Partido Republicano Paulista (PRP) e o Partido Liberal (PL).

O PRP era um partido liderado por políticos de origem rural, principalmente ligados à indústria cafeeira, enquanto o PL era um partido liderado por políticos de origem urbana, principalmente ligados ao comércio e à indústria.

O nome “café com leite” surgiu devido ao fato de que os dois partidos eram considerados próximos em termos ideológicos e se alternavam no poder de forma pacífica.

A política do café com leite foi marcada por um alto grau de corrupção e por uma política de favoritismo em relação às elites econômicas e políticas locais.

Ela também foi responsável por promover o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, principalmente com o crescimento da indústria cafeeira, mas também acarretou na concentração de renda e na exclusão de grande parte da população do processo político e econômico.

A política do café com leite foi substituída pelo Estado Novo, implantado pelo governo de Getúlio Vargas em 1937, que adotou medidas autoritárias e centralizadoras com o objetivo de promover a modernização do país.

Aprenda mais:

Comentários