Quando minha mãe tinha 39 anos, eu tinha 12. Hoje ela tem o dobro da minha idade. Quantos anos eu tenho?

Uma mãe e seu bebê

Pergunta

Quando minha mãe tinha 39 anos, eu tinha 12. Hoje ela tem o dobro da minha idade. Quantos anos eu tenho?

A - 21
B - 23
C - 25
D - 27
E - 29​

Resposta

Para resolver este problema, o primeiro passo é nomear a sua idade atual como "x". Em seguida, podemos determinar a diferença de idade entre você e sua mãe no passado, que é a diferença entre a idade dela (39) e a sua idade (12), ou seja, 27 anos.

Com essa informação, podemos criar uma equação simples para determinar a sua idade atual. Sabemos que a sua mãe tem o dobro da sua idade atual, então a equação é:

2x = 27 + x

Aqui, estamos somando a idade atual da sua mãe (o dobro da sua idade) com a diferença de idade que havia entre vocês no passado (27 anos).

Podemos simplificar a equação para:

x = 27

Portanto, a sua idade atual é de 27 anos.

Em resumo, se você sabe a idade da sua mãe em algum ponto do passado e sabe que ela tem o dobro da sua idade atual, é possível usar a diferença de idade entre vocês para criar uma equação simples e descobrir a sua idade atual. 

Basta nomear a sua idade atual como "x", determinar a diferença de idade que havia entre vocês no passado e criar a equação 2x = idade da sua mãe + diferença de idade. Em seguida, basta simplificar e resolver a equação para encontrar a sua idade atual.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem