A Religião do Homem Primitivo

A religião do homem primitivo é um assunto fascinante que tem sido estudado por antropólogos, sociólogos e historiadores por muitos anos. Embora não haja uma resposta única para a pergunta “O que é religião?”, os estudiosos geralmente concordam que a religião é um sistema de crenças e práticas que lida com o sobrenatural.

Image by grafikacesky from Pixabay


Existem muitas evidências que sugerem que os humanos primitivos eram religiosos. Por exemplo, a arte rupestre encontrada em cavernas pré-históricas frequentemente retrata figuras que parecem ser deuses ou espíritos. Além disso, muitos túmulos pré-históricos contêm oferendas funerárias, o que sugere que os humanos primitivos acreditavam na vida após a morte.

Existem várias teorias sobre as origens da religião. Uma teoria é que a religião surgiu como uma forma de explicar o mundo natural. Por exemplo, os humanos primitivos podem ter inventado deuses para explicar fenômenos naturais como tempestades, terremotos e eclipses solares. Outra teoria é que a religião surgiu como uma forma de controlar o comportamento social. Por exemplo, os humanos primitivos podem ter usado a religião para incentivar a cooperação e desencorajar a violência.

Seja qual for a sua origem, a religião é uma parte importante da história humana. Ela desempenhou um papel importante na vida humana dos primitivos e continua a desempenhar um papel importante na vida de muitas pessoas hoje.

Este é um artigo voltado ao lado dos estudiosos, não visa desmerecer nenhuma religião.

Fontes:

  • “A Origem da Religião” de Edward B. Tylor
  • “Religião na Pré-história” de James Frazer
  • “O Homem Primitivo e sua Religião” de Mircea Eliade

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem